Logo Brotar

O QUE FAZEMOS

No desenvolvimento de sua missão, o Instituto Brotar fortalece grupos de pessoas que vivem em vulnerabilidade, auxiliando o poder público na melhoraria da qualidade de vida desses indivíduos. O Instituto quer fazer Brotar a capacidade protetiva de vulnerabilidades sociais, auxiliando os beneficiários no processo de fortalecimento do protagonismo social através de diversas atividades envolvendo a assistência social, consciência ambiental, saúde, arte e cultura, educação e agricultura familiar. E para o alcance de suas metas, o Instituto Brotar articula-se com o setor público, privado e da sociedade civil, formando parcerias de modo a adquirir meios de executar suas ações e prestar o atendimento aos seus beneficiários. Com a visão de futuro definida o Instituto Brotar busca potencializar a comunidade através do conjunto de princípios e regras que nos governam como indivíduos e como organização, agindo e contribuindo para a melhoria das condições de vida da população e dos direitos humanos. Executamos nossas atividades sem medir esforços para o alcance dos nossos objetivos em sermos um dos mais importantes agentes de transformação em nossa sociedade. Lutamos incansavelmente por uma sociedade mais justa e igual para todos.

II FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

DE TABULEIRO DO NORTE - CE

PROJETOS SOCIAIS

Projeto Brotando Feiras

Projeto Brotando Feiras

press to zoom

Projeto Brotando Feiras

press to zoom

Projeto Brotando Feiras

press to zoom

Projeto Brotando Feiras

press to zoom
1/8

Brotando Feiras é um projeto que promove e estimula o consumo de bens e serviços produzidos pelos grupos da agricultura familiar através da realização de feiras agroecológicas.

O objetivo principal é beneficiar diretamente, grupos produtivos e os consumidores, proporcionando o fortalecimento na fase da comercialização através dos princípios da economia solidária, tendo em vista a capacidade que possuem estes grupos em gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo garantir aos consumidores produtos sem agrotóxicos, originados da produção agroecológica.

Estes eventos possibilitam e viabilizam uma nova dinâmica para o desenvolvimento econômico, social e melhoria da qualidade de vida da população.

Projeto Comunidades Vivas

Comunidades Vivas é um projeto que busca contribuir na construção de uma nova realidade para as comunidades rurais através de alternativas de desenvolvimento rural que tenham base de sustentabilidade para a vida no campo, em especial na convivência com o semiárido, principalmente pelo agravamento da fragilidade dos sistemas agrícolas familiares, que são abruptamente desestruturados pelo esgotamento das condições biofísicas. Com isso, esse projeto  busca fomentar o desenvolvimento organizacional e produtivo de comunidades rurais, com a produção, difusão e implementação de tecnologias produtivas e sociais, em especial o BIODIGESTOR e o reuso de água cinza e, voltadas para a convivência sustentável com o semiárido e que promovam a autonomia das famílias assentadas.

Projeto Comunidades Vivas

press to zoom

Projeto Comunidades Vivas

press to zoom

Projeto Comunidades Vivas

press to zoom

Projeto Comunidades Vivas

press to zoom
1/8

Na gestão de suas unidades de produção, no acesso a crédito, na comercialização de seus produtos; que valorize a cultura local; respeite e preserve o meio ambiente; e possibilite a construção de novas relações sociais pautadas na justiça de gênero, na solidariedade, na democracia e na organização sócio política. Através do incentivo a vocação natural para as práticas agroecológicas, agroextrativistas e de produção familiar solidária, respeitando a peculiaridade de cada comunidade (escolaridade, tradições, costumes, potencialidade e limitações). Contribuindo com a segurança alimentar dos mesmos e à diminuição da fome entre as camadas sociais marginalizadas.