Buscar

Famílias de Morada Nova (Ceará) recebem tecnologias sociais do Instituto Brotar





O Instituto Brotar, realizou mais uma etapa do projeto COMUNIDADES VIVAS, desta vez em parceria com o Instituto Viva Cidadania (IVC) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Morada Nova.


Esta etapa do projeto tinha como principal objetivo disseminar o conhecimento sobre as tecnologias sociais de convivência com o semiárido e a agroecologia fora dos limites de Tabuleiro do Norte, cidade na qual o projeto piloto teve início. Foram construídas no município de Morada Nova, interior do Ceará, duas unidades demonstrativas das tecnologias sociais, sendo 01 biodigestor e 01 bioágua.


Além da construção, foram realizados encontros para capacitação dos beneficiários ensinando o passo a passo de como trabalhar com suas respectivas tecnologias, como também palestras para difundir os ideais da agroecologia.


Durante todo o período de vigência do projeto, a equipe realizou assistência técnica periódica para que as tecnologias continuassem funcionando plenamente.





Júlio da Silva, beneficiário do bioágua (ou reúso de águas) possui uma granja de médio porte e tinha o desejo de poder criar galinha caipira, mas pra isso, seria necessário plantação de capim, planta que exige uma boa quantidade de água para ser cultivada. Com a conquista da tecnologia, seu Júlio viu seu sonho tornar-se real, pois agora, a água que antes era desperdiçada em seu quintal, será destinada a aguar o capim para alimentar seus pintos e galinhas.


Já a Luisiana Girão, beneficiária do biodigestor enfrentava uma grande dificuldade com as despesas em seu restaurante e na fabricação dos produtos alimentícios que vende na região e capital. O consumo de gás de cozinha sempre foi alto, tendo por muitas vezes que cozinhar no fogão à lenha para diminuir as despesas. Com o biodigestor em sua fazenda, ela irá economizar com gás, não terá mais trabalho de cozinhar à lenha e ainda aumentará sua produção.


Seja uma sementinha de solidariedade e faça brotar alegria na vida de muitas pessoas.

DOE Instituto Brotar - CNPJ: 09.942.296/0001-34 Banco do Brasil

Agência: 2701-4

Conta Corrente: 29561-2


CHAVE PIX: 09.942.296/0001-34



Acompanhe o Instituto Brotar nas redes sociais:


INSTAGRAM - @institutobrotar

FACEBOOK - www.facebook.com/institutobrotar

YOUTUBE - www.youtube.com/channel/UCE5HPRiGJ10fI5MxyMPJ8_g


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo